Como a minha saúde mental afeta o meu corpo?

Sempre ouvimos falar da importância de cuidar da nossa saúde física, mas você sabia que seu estado físico está diretamente ligado à saúde mental? 

 

SAÚDE MENTAL: ALIVIANDO O CORPO E A MENTE

 

Em nosso cotidiano lidamos com muitas emoções, tanto boas quanto ruins, como estresse, ansiedade e frustrações. Se não soubermos encarar os “altos e baixos” da mente e lidar com isso de forma mais leve, fatalmente afetaremos a nossa saúde mental de forma negativa.

Nosso estado emocional pode influenciar e afetar a nossa alimentação, disposição e bom funcionamento do corpo. Por isso, é importante saber lidar com os nossos sentimentos e cuidar muito bem da nossa mente, para encarar os desafios do dia-a-dia com equilíbrio.

 

Mas como posso manter a minha mente saudável?

 

Veja abaixo 5 dicas de como manter a mente sã e levar a vida com mais leveza:

 

  • Praticar atividade física: A prática regular de atividades físicas, sem exageros e com orientação de um profissional de educação física, traz benefícios para a saúde e melhora a qualidade de vida em qualquer idade. Ao nos exercitarmos, nós liberamos endorfina (hormônio da alegria), que é um grande aliado do relaxamento e ajuda a liberar o estresse. Além disso, ficar fisicamente ativo pode ajudar a prevenir ou postergar muitas doenças e problemas de saúde, trazer mais disposição e contribuir para a concentração em atividades diárias.
  • Momentos de lazer: Tire um tempo todo dia para ter momentos de lazer, leia um livro, vá ao parque, tire esse tempo para fazer algo que te traga prazer. Esses momentos são uma "válvula de escape"das preocupações do dia-a-dia e ajudarão você a tomar decisões com mais tranquilidade.
  • Tome cuidado com o excesso de informação: Manter-se informado é fundamental, mas cuidado para não se sobrecarregar com o excesso de informações. Nos tempos de pandemia que estamos vivendo, é normal lermos muitas notícias desagradáveis o dia inteiro e, de certa forma, isso acaba influenciando o nosso psicológico. Tome cuidado também com o excesso de uso das redes sociais! Não é legal consumir muito conteúdo da vida de outras pessoas, pois você pode criar o hábito de se comparar e acabar se frustrando. Procure manter-se entretido com coisas que te agreguem valor e, acima de tudo, que te façam feliz. s2 
  • Conecte-se à natureza: Sabemos que o dia-a-dia nas cidades pode levar muitos de nós a níveis elevados de estresse. Ficar exposto a paisagens naturais tem o poder de recuperar sua mente da fadiga mental. Portanto, ir até um local onde você possa ver a natureza ao final de um dia estressante, ou antes de começar um dia de trabalho, pode te ajudar a recuperar as energias. 
  • Se preciso, procure ajuda psicológica: É natural sentir ansiedade, estresse ou outras emoções que nos consomem e nos deixam para baixo, mas, se isso não melhorar com o tempo ou até mesmo piorar, considere procurar ajuda profissional. Profissionais qualificados podem  ajudar a entender melhor porque nos sentimos de determinadas formas e como podemos superá-las. Nunca tenha medo de procurar ajuda e priorize o seu bem-estar!
  •  

    COMO ESTIMULAR A SAÚDE FÍSICA

     

    Uma pessoa fisicamente saudável, tem um bom funcionamento do organismo e das suas funções vitais. Manter a saúde física engloba uma boa alimentação, hábitos saudáveis, e claro, praticar atividades físicas. 

    O sedentarismo é reflexo da falta de prática regular de qualquer tipo de atividade física. A indisposição para realizar atividades simples do dia-a-dia somada `a permanência de longas horas na mesma posição também contribuem para ficarmos mais sedentários, influenciando diretamente em nossa saúde e bem-estar, já que essa condição favorece o ganho de peso e aumento da quantidade de colesterol e triglicerídeos circulantes, aumentando o risco de doenças cardiovasculares, diabetes e perda de massa muscular

     

    Veja abaixo 5 hábitos que ajudam a melhorar/manter a saúde física, além da prática de exercícios:

     

  • Optar por uma alimentação balanceada: Nossas escolhas alimentares refletem diretamente no corpo e na mente. Ingerindo mais frutas e legumes, evitando o consumo de alimentos industrializados, refrigerantes e ricos em açúcar, é ainda mais fácil perceber os benefícios dos exercícios praticados e melhorar a saúde e o bem-estar.
  • Dormir bem: É durante o sono que o corpo fortalece o Sistema Imunológico, secreta hormônios importantes para o metabolismo e fixa as memórias. Mas para que tudo isso seja possível, é recomendado dormir de seis a nove horas por noite. Para que você tire o melhor proveito da hora de dormir, tente diminuir o ritmo nas horas que antecedem o sono e procure deitar cedo. Deixe o celular de lado algum tempo antes de dormir, isso ajudará você a se desligar de algumas preocupações que vão atrapalhar o seu momento de descanso.
  • Reduzir o consumo de álcool: Um dos resultados 
  • da ingestão de álcool para o organismo é o aumento de peso. Ele fornece uma quantidade importante de calorias, apesar de não fornecer nutrientes (proteínas, vitaminas ou minerais) - por este motivo são chamadas de “calorias vazias”. Cada grama de álcool puro fornece 7 calorias; porém, o total de calorias nas bebidas alcoólicas varia amplamente de acordo com o tipo da bebida. Por exemplo, 1 lata de cerveja possui quantidade de calorias aproximadamente equivalente a 1 barra de 30g de chocolate ou a 1 unidade de pão francês. Sendo assim, o álcool não é um bom aliado quando trata-se de perda de peso e saudabilidade do corpo. Mas calma, não precisa cortar o álcool da sua vida! A gente sabe como é bom aquele vinhozinho da noite né?! É só beber com moderação ;)
  • Realizar exames de rotina: Homens e mulheres, especialmente a partir dos 35 anos, devem fazer, anualmente, um check up, que nada mais é do que uma bateria de exames solicitada por médicos especializados, que dá um diagnóstico detalhado acerca do funcionamento das funções do organismo. 
  • Não deixe de ter atividades intelectuais: Leia muito, faça cursos, esteja por dentro dos assuntos que acontecem no mundo. Despertar interesses e aprimorar seus conhecimentos ajuda o cérebro a se exercitar e nos ajuda a encarar o mundo com clareza. Agora, não se cobre demais e não se compare com os outros. A gente sabe como é difícil atingir o equilíbrio, mas com calma e leveza a gente chega lá!   
  •  

    Como diz o ditado: Mente sã, corpo são (:

     

    Nos importamos com os hábitos que você leva para a sua vida, afinal, as escolhas que fazemos hoje ajudam a moldar nosso futuro. Então cuide-se! 

    Um Better Day para você!

    #meubetterday #betterchoices

     

    ______________________________________________________________

    A Better Day Tomorrow não deve ser interpretada como uma orientação médica. Se você tiver alguma questão sobre sua saúde, por favor consulte seu médico.




    2 comentários

    • quae nihil ex aspernatur necessitatibus illum molestiae laudantium. at aut iste nobis voluptatem amet unde facilis ad voluptate ad debitis omnis eos nihil eos molestias voluptatem quibusdam quibusdam.

      33.01hs3nfjd3wyx2xn3ajb8wd6c0@mail4u.fun
    • nemo doloremque atque rem laboriosam delectus ab. ea odio atque quia officiis aliquam aliquam quasi illum sapiente omnis iusto officiis deleniti. perferendis magni temporibus sit qui laborum quisquam

      31.01hs3nfjd3wyx2xn3ajb8wd6c0@mail5u.run

    Deixe um comentário